Imagens Fortissimas Veja Estatísticas de acidentes aéreos no mundo



Sem contar o Tupolev do Irã, 2009 já teve 60 acidentes, com 749 mortes.
Queda do Airbus da Air France, que matou 228, foi o mais grave deles.
De acordo com o Escritório de Registros de Acidentes Aéreos (Acro, na sigla em inglês), de Genebra, na Suíça, já ocorreram 60 acidentes aéreos em 2009, com 749 mortes. A estatística não inclui o desastre desta quarta-feira com um Tupolev no Irã. O acidente do voo 447 da Air France, que matou 228 pessoas, foi o pior até agora. Não é possível dizer que o número de mortes até agora supera a média. Em 2006, por exemplo, 1.293 pessoas morreram em acidentes. Em 2005, foram 1.455. Toda vez que acontece um acidente aéreo surgem estatísticas mostrando que voar é seguro. Por exemplo: só no final do ano passado, entre Natal e Ano Novo, morreram 435 pessoas nas estradas brasileiras -- quase o dobro das vítimas fatais do vôo 447 . Essas estatísticas são reais -- voar é, de fato, mais seguro que andar de carro. Isso não significa, no entanto, que acidentes seja tão raro assim. O G1 entrou em contato com Associação Internacional de Transporte Aéreo e com entidades de registro de problemas com aeronaves para levantar as estatísticas que envolvem os acidentes no ar. Segundo dados da Fundação de Segurança de Vôo, raios derrubaram aviões 15 vezes – e na maioria delas eram aeronaves de pequeno porte (8). A turbulência esteve envolvida em 73 acidentes – o último em 2005, com uma aeronave menor; com um jato de passageiros, em 1998, um Boeing 707. Tempestades derrubaram aviões 20 vezes – a última, um jato de passageiros da Tupolev, em 2006. Um Airbus nunca foi derrubado nem por raios, nem por turbulência, nem por tempestades, segundo as estatísticas.

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Histórico a partir de 1918
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Na história da aviação mundial, ocorreram 17.369 acidentes – incluindo de jatos a aeronaves convencionais, de vôos comerciais a militares, de aviões de passageiros a de carga. Ao todo, 121.870 pessoas morreram e 93.624 ficaram feridas. Em apenas 5,95% dos casos o mau tempo foi considerado a causa principal do acidente. A maioria foi causada por erro humano: 67,57%. Falhas técnicas responderam por 20,72%.

Causas de acidentes aéreos
Erro humano 67,57%
Falha técnica 20,72%
Mau tempo 5,95%
Sabotagem 3,25%
Outras causas 2,51%
Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos

De todos os acidentes, 27,73% ocorreram durante o vôo. A maior parte dos acidentes, 50,39%, no entanto, ocorreu no pouso.

Momento dos acidentes aéreos
Durante o pouso 50,39%
Durante o vôo 27,73%
Durante a decolagem 20,96%
Durante o taxiamento 0,64%
Durante o estacionamento 0,28%
Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos
A maioria dos acidentes aéreos ocorre a menos de 10 quilômetros do aeroporto: 53,89%. Aviões caíram no mar, como no caso do acidente do vôo 447, em 9,51% dos casos.

Local dos acidentes aéreos
Menos de 10 km do aeroporto 53,89%
Em planície 15,96%
Em montanhas 10,44%
No mar 9,51%
Na cidade 1,17%
No deserto 0,44%
Em terreno desconhecido 8,59%
Fonte: Escritório de Registros de Acidentes Aéreos

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Estatística apenas de 2008
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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulga todos os anos um relatório sobre as principais causas de acidentes com aeronaves. Em sua 45ª edição, a entidade trouxe uma análise detalhada sobre todos os acidentes de 2008 -- 109 ao todo, e 60 deles em fabricantes ocidentais (23 deles fatais) -- ano, em que as companhias de todo o mundo voaram quase 62 milhões de horas. O número total é maior que o do ano anterior (100) e que o de 2006 (77), mas o número de mortes diminuiu (de 855 em 2006 e 692 em 2007 para 502 em 2008), do número total de acidentes, apenas 7 ocorreram quando o vôo estava em altitude de cruzeiro. Os acidentes no pouso também foram maioria: 47.

Acidentes em 2008 – momentos do vôo
Pouso 47
Aproximação para o pouso 15
Durante o voo 7
Subida inicial 7
Subida durante o voo 6
Decolagem 6
Decolagem abortada 5
Taxiamento de saída 4
Taxiamento de entrada 3
Pré-voo 2
Ig nição 2
Descida 2
Serviço de terra 2
Arremetida 1
Fonte: Associação Internacional de Transporte Aéreo
Dos 23 acidentes com vítimas fatais que aconteceram em aviões de fabricação ocidental em 2008, apenas um ocorreu quando a aeronave estava em altitude de cruzeiro:

Acidentes fatais em 2008 – momentos do vôo
Aproximação para o pouso 6
Pouso 5
Subida durante o voo 4
Subida inicial 2
Decolagem 2
Durante o vôo 1
Decolagem abortada 1
Descida 1
Fonte: Associação Internacional de Transporte Aéreo
De todos os acidentes do ano passado, 29% tiveram uma contribuição meteorológica e em 42% deles houve alguma falha da aeronave.

Causas de acidentes
2006 2007 2008
Saída da pista 22 26 28
Perda de controle 5 13 14
Dano no solo 7 19 18
Dano durante o voo 3 9 16
Falha no motor * 5 8
Colisão com a terra 9 5 7
Pouso forçado * 6 7
Pouso antes da pista * 5 6
Rabo da aeronave atinge o solo 8 2 3
Colisão na pista 1 0 2
Colisão no ar 1 0 0
(* Não contabilizado)
Fonte: Associação Internacional de Transporte Aéreo

O relatório também traz alguns dados correlacionados. Por exemplo, dos 109 acidentes, 30 tiveram contribuição de algum problema dentro da cabine, 70% envolveram aviões a jato, 21% foram fatais, 65% envolveram aviões de passageiros, 31% de carga e 4% vôos de traslados, Mais da metade (53%) ocorreu durante o pouso. 7% de todos os acidentes envolveram descompressão da cabine Outros 7% envolveram fogo a bordo (como causa, não como conseqüência) Em 37% dos casos em que um avião saiu da pista, ou o aeroporto estava fora das especificações ou a tripulação cometeu um erro, Em 28% das vezes em que uma falha da aeronave causou um acidente, houve erro de manutenção, Em 43% dos acidentes ocorridos no pouso foram detectado erros cometidos pela tripulação e falhas em seu treinament
Fonte G1