Para pedir o desbloqueio, o consumidor tem de ir na operadora onde o celular foi habilitado com um documento de identidade e a nota fiscal de compra do aparelho. Veja o que mais diz a lei. Os donos de telefone celular tiveram garantido, nesse mês, o direito de ter o aparelho desbloqueado e sem pagar nada por isso. É um benefício que interessa a milhões de pessoas, mas que ainda provoca dúvidas. A gente vê na reportagem de Carla Modena. Um aparelho na mão, três chips na mesa e uma bela economia no fim do mês. Para ligar para os amigos, a vendedora Luciane Santos não usa apenas a agenda. Troca de chip. E ela nem se importa com o incômodo. “Para não pagar não tem trabalho. Trabalho é dinheiro que sai do bolso. R$ 1, R$ 2, R$ 3 a mais é difícil. Trocar o chip é tranquilo”. Esse troca-troca de chips só pode ser feito se o celular estiver desbloqueado. Ou seja, um aparelho habilitado numa operadora é liberado para funcionar com chips de outras companhias, aqui do Brasil e do exterior. A vantagem de usar vários chips é econômica. Tudo porque há descontos para quem fala com clientes da mesma operadora. “Muitos amigos que eu ligava a operadora era diferente, era mais caro o minuto, você não ganha bônus, promoção nenhuma. Sua vantagem cai lá embaixo”, justificou o analista Robinson Chagas. O único custo para o consumidor é a compra do chip da outra operadora. Se for pré-pago, sai em média por R$ 15. No pós-pago, depende da operadora, porque aí não basta comprar o chip. É preciso também adquirir um plano. Para pedir o desbloqueio, o consumidor tem de ir na operadora onde o celular foi habilitado com um documento de identidade e a nota fiscal de compra do aparelho. Quem perdeu ou não achar a nota, pode pedir uma segunda via lá mesmo na loja. “Desbloqueei há um mês mais ou menos. Levei a nota e desbloquearam na hora”, contou uma moça. “Quando você compra um celular, eles falam que você tem que ter uma fidelidade, um certo tempo com aquele plano, e não explicam se tem direito a desbloquear ou não”, disse o encarregado de loja Moacir da Silva. “Uns falam que tem que pagar, outros dizem que não”, completou um homem. Então, anote aí o que diz a lei: a operadora do celular não pode cobrar taxa pelo desbloqueio, a loja credenciada também não pode cobrar se o aparelho foi comprado lá, a operadora tem até cinco dias para fazer o desbloqueio e se o cliente assinou um contrato de fidelidade pode sim pedir o desbloqueio sem pagar multa, desde que não cancele o plano original. “A competição fica um pouco maior, a pessoa pode optar e não fica mais presa a ninguém”, concluiu a assistente comercial Rosemari da Silva. Alguns modelos de celular mais antigos usam uma tecnologia que não permite às operadoras fazer o desbloqueio. Fonte: Jornal nacional.