
As fortes chuvas que atingem a China nos último dias causam enchentes e deslizamentos de terra que mataram ao menos 37 e deixaram outros 97 desaparecidos. As chuvas elevaram ainda o nível da Represa das Três Gargantas, a maior obra do tipo no mundo, a um nível recorde de volume de água, o que causa alerta na região. Nesta terça-feira, as equipes de resgate procuram por 30 pessoas soterradas por deslizamentos de terra nas Províncias de Sichuan e Shaanxi. Em outras partes do país, trabalhadores tentam conter as cheias dos rios com drenagens e barreiras de sacos de areia, para evitar mais enchentes e destruição.
O Ministério de Assuntos Civis da China diz que o número de mortos pelas chuvas de verão já alcança 146, com outros 40 desaparecidos. Muitas das áreas afetadas ficam ao longo do rio Yangtze, cuja cheia é uma das principais razões dos danos de US$ 23 bilhões e da retirada de 1,4 milhão de pessoas. REPRESA As fortes chuvas também preocupam a região central da China, onde o volume de água que entra na Represa das Três Gargantas chega a 70 mil metros cúbicos por segundo, superando o recorde histórico de 1998, segundo a agência oficial Xinhua. "O caudal máximo é alto, mas não excede a capacidade projetada de 100 mil metros cúbicos de água por segundo", afirmou Cao Guangjing, presidente da empresa que administra a represa.
Com o objetivo de evitar o acúmulo, a represa abriu suas comportas para retirar até 40 mil metros cúbicos de água por segundo. Espera-se que o nível das águas alcance um máximo de 175 metros de altura, um número ao qual nunca tinha chegado antes e que representa o primeiro grande teste na obra desde que entrou em pleno funcionamento, em 2008. Até o momento, o recorde pertencia ao ano de 1998, com 50 mil metros cúbicos, em temporada de chuvas muito intensas na qual morreram 4.150 pessoas no centro e sul do país e que obrigou a retirada de mais de 18 milhões de residentes. Por outro lado, todos os serviços de ferry dentro da represa foram cancelados, e a estrada paralela ao rio só se mantém aberta para o transporte de mercadorias. A Represa das Três Gargantas, que teve construção iniciada em 1993, foi construída para responder à crescente demanda energética do delta do Yang Tsé (Xangai e arredores), a cabeça do desenvolvimento econômico chinês, e reduzir as inundações e cheias estacionais do maior rio asiático. Fonte: Folha.Com