Seu computador não é mais o mesmo?

Ele apresenta problemas diversos de performance e mensagens estranhas? Pois saiba que ele pode estar infectado por alguma das várias ameaças presentes na internet. De acordo com a Panda Security, além de um antivírus, é necessário que o usuário tenha conhecimento dos sintomas para identificar os problemas e reagir de acordo. A seguir, você confere 10 comportamentos de máquinas possivelmente infectadas. Fique de olho:
1- O computador “fala”
Existem diversos tipos de pop-ups, mensagens e comunicados que informam uma infecção e a necessidade de proteção do seu computador. Se qualquer tipo de mensagem aparecer é porque pode haver um spyware no seu PC ou você foi infectado por um antivírus falso (também chamado de “rogueware”).
2- O computador está lento
Isto pode significar muitas coisas, incluindo a infecção por vírus. Já que ameaças virtuais (vírus, worm, Trojans, etc…) podem executar tarefas que consomem muitos recursos, fazendo o sistema funcionar mais devagar que o habitual.
3- Os aplicativos não iniciam
Quantas vezes você tentou executar um aplicativo e nada aconteceu? Às vezes, um programa pode até não funcionar, mas como no caso anterior, esta pode ser uma evidência de que algo está errado. Note que alguns programas não são totalmente compatíveis com o Windows Vista ou 7. Isso pode fazer com que eles precisem de permissões especiais para rodar.
4- A Internet não conecta ou está lenta
Perda de comunicação com a Internet é outro sintoma comum de infecção, embora possa ser também um problema com seu provedor ou roteador. Outro indicio, é quando a sua conexão fica mais lenta do que o habitual, pois um malware pode estar conectando a uma URL ou abrindo sessões separadas de conexão, reduzindo sua largura disponível de banda, ou tornando praticamente impossível o uso da Internet.
5- Quando a Internet está conectada, todos os tipos de janelas abrem ou o navegador exibe páginas não solicitadas
Este é outro sinal de infecção. Muitas ameaças são projetadas para redirecionar o trafego para determinados sites contra a vontade do usuário. Estas páginas podem ser imitações de páginas legítimas para tentar te enganar, quando na verdade é um site mal-intencionado.
6- Os arquivos pessoais desapareceram
Este tipo de situação é realmente preocupante, pois ainda existem algumas ameaças destinadas a apagar ou criptografar informações, movendo documentos de um lugar para o outro.
7- O antivírus desapareceu, o firewall está desativado
Outra característica típica de muitas ameaças é desativar sistemas de segurança (antivírus, firewall, etc…) instalados no computador. Se um programa é desligado pode significar uma falha de um software específico, mas se todos os componentes de segurança estão desativados, o sistema certamente está infectado.
8- O computador está em uma língua estranha
Se o idioma de certos aplicativos e programas for alterado, ou se a tela se movimentar, ou se somem atalhos do seu desktop, é possível que seu sistema esteja infectado.
9- A Biblioteca de arquivos (para executar programas, jogos e etc…) desapareceu do computador
É mais uma indicação de que o PC está infectado, mas também pode ocorrer devido a uma instalação incompleta ou incorreta de programas.
10- O computador ficou louco
Se o computador começar a agir por conta própria, enviar e-mails, abrir sessões de internet e aplicativos sem seu conhecimento, é um sinal de que ele está comprometido por um malware.
Como se livrar das ameaças
A melhor opção é instalar uma solução de segurança, ou mais, no computador. “O usuário não precisa desinstalar a solução antiga, ele simplesmente pode experimentar um antivírus online grátis. É sempre importante ter uma segunda opinião sobre a saúde do seu computador, pois assim você pode salvar seus dados, sua privacidade e em alguns casos, seu dinheiro”, afirma Ricardo Bachert, diretor geral de consumo da panda para o Brasil. Fonte: Veja.com