Ceará Registra 1.322 Raios Durante Período Chuvoso de Janeiro de 2011

Em todo o ano de 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. De acordo com a Companhia Energética do Estado do Ceará (Coelce), 1.322 descargas atmosféricas foram registradas no mês de janeiro, durante o período chuvoso, no Ceará. A cidade de Santa Quitéria foi a que registrou a maior quantidade de raios: 49. Em seguida, Tauá com 41 raios; Sobral com 37 e Parambu com 32 foram os municípios com maior incidência de descargas no Estado. A capital cearense contou apenas com dois raios no período. Veja cobertura do caos provocado pela chuva no Ceará nos últimos dias. Em todo o ano de 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. As cidades que tiveram as maiores ocorrências nesses anos foram Granja (320) e Bela Cruz (253). As descargas elétricas no Estado são monitoradas pela Coelce, com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e conseqüentemente minimizar o tempo de atendimento. O sistema da companhia identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.

Cuidados

Confira abaixo cuidados para ter dentro e fora de casa durante tempestades (fonte: Coelce):

• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;

• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;

• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;

• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças, veículos;

• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados. Fonte: Redação Jangadeiro Online, com informações da Coelce.